Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

Super Promoção de Casais formados de Calopsitas, Clique Aqui e Confira !

AGORA NA TELEVISÃO ► PROGRAMA BALANÇO GERAL

Estação Movel Cinegrafista  |  Reporter  |  Thomas Thomas Redicino Entrevista ao Reporter Encerramento

terça-feira, 31 de maio de 2011

Como aparara as asas da minha Ave ?


Uma das maiores preocupações dos donos de calopsitas de outras aves pet é quando e como cortar a asa de sua ave. O termo cortar a asa tornou-se popular, porém o procedimento realizado é de aparar as penas de vôo. Este procedimento é extremamente simples quando realizado por algum veterinário ou criador experiente. Porém quando realizado de maneira errada pode ocasionar uma série de complicações na ave, quedas indevidas, stress e até óbito. Devido à quantidade de perguntas que recebo sobre este assunto, resolvi organizá-las com as respostas para facilitar o entendimento deste procedimento.

1- Quando cortar a asa da minha ave ?
Não existe um período pré-estabelecido para que sejam aparadas as penas de vôo visto que o seu crescimento tem ligação com vários aspectos. Um dos fatores que mais influencia o crescimento destas penas é a muda de penas. É neste período que o dono deve ficar mais atento. A muda de penas pode acontecer uma ou duas vezes ao ano. Geralmente começa quando percebemos penas pequenas no fundo da gaiola e posterior vemos penas grandes da cauda e das asas. Indicação: Sempre quando for manusear sua ave, leve-a para um local fechado e solte-a. De longe tente chamá-la e veja a distancia do vôo. Caso ela consiga sair do chão e ir até seu ombro ou alçar vôos longos, está na hora de providenciar o corte.

2- Devo cortar uma ou as duas asas ?
Indico que sejam aparadas as penas das duas asas. Além da questão estética, a ave costuma se exercitar batendo as asas dentro e fora da gaiola. Quando o corte é feito em apenas uma das asas é normal que ela exercite mais um lado que o outro. Desta maneira, pode provocar uma diferença na musculatura da ave, além da possibilidade da ave poder cair e se machucar, provocando um acidente maior. Quando aparamos as penas dos dois lados a ave consegue planar até cair suavemente no chão evitando problemas indesejados.

3- Qual a melhor maneira de cortar a asa das aves ?
A melhor maneira é levar a um especialista pois, além de aparar as penas ele vai analisar a ave como um todo. Até certo ponto das penas, existe passagem de sangue. O corte da pena em local indevido pode ocasionar hemorragia e alguma complicação maior. Indicação: Leve até um veterinário ou criador experiente para que faça o corte. É importante salientar que quando a pessoa tem experiência neste procedimento a ave não sofre stress por ser um procedimento extremamente rápido.


Thomas Reducino e Sara Reducino
Criadouro Calopsítio - Calopsitas Mansas
Criadouro Pimenta  - Calopsitas para Criadores
- Calopsitas Mansas e Saudaveis.
- Calopsitas para Criação.
- Clube dos Psitacídeos®

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

<<

  ©"Calopsitas de um Futuro Campeão" - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo